sábado, 23 de janeiro de 2016

MORRE JOÃO BAPTISTA BREDA! HERÓI, PORRA!


Morreu hoje aos 78 anos João Baptista Breda, o Breda, médico psiquiátrico e ex-deputado estadual do PT. Seu corpo está sendo velado na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Após um curto velório que começou às 16h, seu corpo irá para sua cidade natal, Itapira, onde será enterrado como um dos filhos mais queridos e amados dessa cidade.

Eleito por Itapira como deputado estadual pelo MDB, filiou-se ao PT recém-criado em 1979 e fez parte de sua primeira bancada de deputados estaduais. 

Estava junto de Eduardo Suplicy, Irma Passoni, Geraldinho Siqueira, Marco Aurélio Ribeiro e Sergio dos Santos, seis deputados que compuseram a primeira bancada do Partido dos Trabalhadores.
Mas por que esse moço veio com uma votação tão impressionante de Itapira e é tão querido até hoje?
Por causa de seu trabalho na Luta Antimanicomial.

Ele colocou Itapira diante dos olhos do Brasil fazendo a luta antimanicomial e a reforma psiquiátrica. Foi uma das maiores contribuições no Estado de São Paulo, onde ele vislumbrava precocemente a necessidade de se acabar com a tortura, os eletrochoques nos manicômios.

Coordenou na Câmara Municipal durante 2 anos (89 e 90) as investigações que Suplicy na presidência fazia o maior processo de corrupção jamais visto originário no período militar.

Amigo de Carlito Maia e Suplicy, seus amigos inseparáveis era um entusiasmado pelo PT e pelo MST.

Conviveu com Henfil e com todos os artistas que organizaram o fim da ditadura.

Com seu consultório de psiquiatria na praça da Republica, nunca deixou de atender ninguém.

Exemplo de humanismo, solidariedade, amizade, corajoso, educado, erudito, nunca fraquejou, exemplo de conduta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário