domingo, 22 de abril de 2012

MASSACRE NO PINHEIRINHO COMPLETA 3 MESES



Hoje faz três meses que os moradores do bairro Pinheirinho em São José dos Campos foram expulsos de suas casas pela Tropa de Choque da Polícia Militar.

Nesta sexta-feira, dia 20, em frente ao terreno, os antigos moradores, vítimas do descaso e violência do Poder Público, fizeram um ato protesto lembrando a data e reivindicando providencias do Governo.

Desde o dia da desocupação forçada, milhares de pessoas e entidades veem denunciando as violações de direitos humanos, só na internet são mais de 170 mil citações mundo afora sobre o caso Pinheirinho.

Até hoje muitas famílias estão sem ter onde morar e as que conseguiram um imóvel para alugar convivem com o medo do corte do auxilio aluguel, este é o retrato do Estado violento e opressor que descumpre o preceito mais fundamental da Constituição Federal de 1988: A DIGNIDADE HUMANA.

É preciso lembrar que a luta dessa gente é a nossa luta, esta é a lição que tiramos de Bertolt Brecht no belo e forte fragmento de "No Caminho, com Maiakósvski":

(...)
Tu sabes,
conheces melhor do que eu
a velha história.
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

Nos dias que correm
a ninguém é dado
repousar a cabeça
alheia ao terror.
Os humildes baixam a cerviz:
e nós, que não temos pacto algum
com os senhores do mundo,
por temor nos calamos.
No silêncio de meu quarto
a ousadia me afogueia as faces
e eu fantasio um levante;
mas amanhã,
diante do juiz,
talvez meus lábios
calem a verdade
como um foco de germes
capaz de me destruir. (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário